Estudo Premium – IBOV Correndo Atrás do Rabo

A Bolsa Brasileira vive em loop

Este artigo foi feito no sentido de expor detalhes importantes que fazem com que muita gente perca muito dinheiro na bolsa de valores.

Em 05 de outubro este portal fez mais um aniversário, o Momento Econômico completou 9 anos de existência.

Quando criei este site em 2012, havia muito descrédito com relação a se investir em ativos da Bolsa de Valores, a retórica era de que bolsa de valores era um “jogo de azar”. Depois do impeachment, o mercado acionário mudou drasticamente de rumo. Deste então, o que mais surgiu foram especialistas do YouTube, parece que de uma hora para outra todo mundo resolveu virar investidor de ações. Fique atento porque tem muita gente de fralda produzindo material como se fosse um especialista com muito tempo de experiência no mercado de renda variável.

Não é difícil acreditar que a tendência da maioria é ser enganado, a maior prova disso são as constantes matérias de pessoas que tomaram prejuízo ao se envolverem em operações muitas vezes denominadas pirâmides. Acredito que existe alguma correlação psicológica do ser humano ser propício a ser enganado e ao cair no golpe se colocar na condição de cegueira irreversível até as últimas consequências.

A maior lição que todos os anos se repete é a falta de amadurecimento para investir em renda variável. Desconhecimento em diversificar investimentos. Fugir de grupos que especulam bombadas em ativos da B3, isso é uma tremenda armadilha para travar seu capital e apenas uma maioria sairá no meio da alta. Meus alertas são tão importantes que tem gente que nunca segui que me bloqueou no twitter, curioso né…

Esse site está há quase uma década promovendo conhecimento diferenciado e reflexão em investimentos. Todos os estudos são independentes, algo raro nos dias de hoje.

 

A Pandemia

Não há dúvidas de que a pandemia trouxe danos inimagináveis ao mundo. Depois de longos períodos da revolucionária retórica do “fique em casa” os bancos centrais derem seu jeito de resolver tudo como sempre fizeram desde 2008. Toda vez que alguma crise se inicia, a solução está em ligar a impressora e fabricar mais papel moeda. Geralmente as pessoas mais esclarecidas sabem que esse tipo de política econômica gera problemas sérios um deles o crescimento da inflação.

Atualmente um dos maiores problemas da economia global está no que se refere ao controla da inflação, um efeito colateral da impressão de dinheiro que foi usada para evitar o colapso de diversas economias.

Há muitos anos que ouço a história de que a economia dos EUA irá quebrar, mas até agora não quebrou. Mesmo com um monte de problemas oriundos da pandemia e remodelação política e econômica em moldes mais socialistas geram medo, mas a economia dos EUA ainda não quebrou. Apesar do medo da inflação, muitas empresas dos EUA cresceram de forma robusta durante esse período caótico global gerado pelo impacto da pandemia. O principal índice de ações dos EUA, digo S&P500, está lá no espaço e por outro lado o nosso IBOV a cada semana mergulha mais e mais. Note que os especialistas do Brasil apostam constantemente no colapso da economia norte americana, mas o negócio por aqui, apesar da recuperação econômica acima da média global não produz impacto positivo a nível de colocar a nossa bolsa com o mesmo vigor da Bolsa Norte Americana.

Diante desse dilema o realmente está acontecendo com a bolsa brasileira.

 

Ibovespa parece um cão querendo pegar o próprio rabo

Apesar de indigesto, considero relevante expor mazelas da nossa economia e principalmente de práticas políticas que transformam a nossa bolsa em um loop de consolidação. Por mais que tenhamos subido nos últimos anos, ao avaliar o gráfico na forma dolarizada praticamente estamos no meio do caminho. O problema é que esse meio do caminho pode ser também o início para mais quedas.

Conforme podemos ver no gráfico do ETF EWZ que costumo chamar de Ibovespa Dolarizado fica claro que as coisas por aqui voltaram a ficar em um nível sombrio e de preocupação. Pense comigo, se muita gente aposta que vai ter uma crise financeira com a economia dos EUA – o que será de nós – se com tudo subindo estamos em constantes quedas. Fim do ano se aproxima, mas confesso que estou começando a ficar muito preocupado. Não importa se é briga política, teto de gastos, aumento de programa assistencial o que preocupa é que vivemos um loop de quase libertação, mas quando tudo começa a desenhar para uma nova era econômica as coisas começam a desandar. A variação do IBOV em 2021 apresenta uma queda  de -13.03% nos 103500 pontos, se formos observar a variação de 52 semanas ela está em +7.16%, ou seja, a Selic de hoje *(7,75% ao ano) já é superior ao que o IBOV rendeu em 12 meses, mesmo com aquele rali todo, parece que não chegamos a lugar algum.

Um erro muito comum dos leigos é abrir o gráfico do IBOV sem avaliar o preço dele em dólar. Faça isso semanalmente, faça essa programação mental e aperfeiçoamento para fugir do engano. Da forma como está não vamos ter grandes evoluções e isso me preocupa porque em Brasília raramente dá aquela sensação de que as coisas estão politicamente em paz.

 

Rentabilidade da Selic ameaça e IBOV deve reagir

Algo bem comum de acontecer é o mercado de renda variável reagir quando a Selic rende mais do que o Ibovespa.

Como dito acima, com o IBOV nos 103.500 pontos a Selic em 52 semana estaria hipoteticamente rendendo mais, ai que entra o lado psicológico do mercado. E geralmente ele reage quando isso acontece. Hoje (03/11/2021) tivemos a segunda reação do mês no IBOV. Prova desta teoria está na alta mensal de novembro em +2.04% nos 105616 pontos. Outras nuances muito mais relevantes são ensinadas no meu treinamento para investidores.







Link do gráfico comparativo acima 

 

IBOVESPA EM REAL

IBOVESPA EM REAL

 

IBOVESPA DOLARIZADO

IBOVESPA DOLARIZADO

 

Estudo Gráfico do Ibovespa Mensal

https://br.tradingview.com/chart/IBOV/heGUZ31n/

Que medo do IBOVESPA, a última esperança é novembro. by DuctorMarcus on TradingView.com

 

Compare a nossa bolsa com o ETF EWZ

Tenho vários vídeos e postagens sobre o iShares MSCI Brazil ETF EWZ, a vantagem de acompanhar o EWZ é que ele serve como uma excelente referência de vermos o nosso Ibovespa na forma dolarizada.

 

Avaliar o Drawdown é ainda mais preocupante

Veja o gráfico abaixo que representa o drawdown do EWZ

 

 

Após 5 anos o EWZ segue no prejuízo.

Veja os dados abaixo perceba que um investidor que aplicou em EWZ nos últimos 5 anos fez um péssimo negócio, prejuízo de -12%.

Será que agora é possível compreender que as coisas por aqui não estão boas para quem assume a realidade de avaliar os nossos ativos a preço dolarizado.

Confesso que 2022 me assombra porque será ano de eleição, e tudo indica que será mais tenso do que a própria pandemia em si. Se não tivermos um movimento muito forte de alta pelos próximos 6 meses, ou seja, até março de 2022 talvez eu exclua todos os meus investimentos de swing trade em ativos cotados em real.

Não quero causar medo, mas pense em tudo isso e se viver alguma crise econômica nos EUA o que vai sobrar de nós???
Está mais do que na hora de não ter todos os seus investimentos em ativos da B3, faça uma avaliação dos ETFs que replicam índices no exterior.

Estude as BDRs de ETFs estrangeiras, sem correlação com o mercado brasileiro, diversificar nunca foi tão importante!!! Aproveite porque hoje em dia é possível investir em ativos estrangeiro dentro da B3 algo que não existia quando este site foi criado. Dê prioridade no estudo dos criptoativos, temos vários ETFs de criptoativos na B3, neste portal e no YouTube tenho vários vídeos sobre isso.

ETFs de Criptomoedas na B3

Veja a lista das ETFs de criptomoedas listados na B3:

ETF ÍNDICE QUE REPLICA ATIVO GESTORA
HASH11 Nasdaq Crypto Index Criptomoedas Hashdex
QBTC11 CME CF Bitcoin Reference Rate Bitcoin QR Capital
BITH11 Nasdaq Bitcoin Reference Price Bitcoin Hashdex
QETH11 CME CF Ether-Dollar Reference Rate Ethereum QR Capital

Acompanhe o canal Momento Bitcoin no YouTube

https://youtube.com/c/MomentoBitcoin

 

 

 

Ductor Marcus

+20 anos no Mercado Financeiro possui MBA em Finanças com Ênfase em Mercado de Capitais, é Advogado Tributarista, Teólogo e Professor. Pode ser encontrado diariamente no Twitter publicando comentários relevantes sobre o Mercado Financeiro e das Criptomoedas. ---- AVISO --- Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. --- Legislação --- Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"

Deixe um comentário.