Em Outubro de 2012 a BM&FBovespa registrou um volume financeiro de R$ 146,67 bilhões no segmento Bovespa (ações e opções) tendo uma média diária de R$ 6,66 bilhões.
Como se não bastasse ter sido um mês de perdas ele ainda teve como média o número da besta, o tal 666.
Analisando a mística do 666 na bolsa descobri um conjunto de fatos históricos ruins ocorridos no mês de outubro, vejam alguns:
• Em 2011 teve o “Início da Grande Depressão”, no primeiro dia de outubro foi o start para dois meses de fortes correções nas bolsas mundiais.
• Também foi em outubro que ocorreu “O pânico financeiro de 1907”, também conhecido com o pânico dos banqueiros de 1907, foi uma crise financeira que ocorreu nos Estados Unidos quando a Bolsa de Valores de Nova Iorque caiu quase 50% relativamente ao seu pico no ano anterior. Houve pânico, pois eram tempos de recessão económica, com numerosas corridas aos bancos e sociedades fiduciárias. O pânico de 1907 acabaria por espalhar-se por todo o país com a falência de muitos bancos e empresas estaduais e locais.
• O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.
• A Segunda Feira Negra, assim foi chamado o dia 19 de outubro de 1987, marcado pela queda de mais de 22.61% das acções da New York Stock Exchange (Bolsa de Valores de Nova Iorque) em Wall Street o maior declínio de um dia na história do mercado de ações. Esta diminuição de um dia não se limitou aos Estados Unidos, mas em sentido inverso em todo o mundo. Até o final de outubro, os mercados de ações na Austrália havia caído 41,8%, Canadá 22,5%, Hong Kong 45,8%, e Reino Unido 26,4%.
• A Crise dos “Subprime” (créditos hipotecários de alto risco) agravou-se na segunda-feira do dia 6 de outubro com quedas de quase 10% em vários mercados mundiais. Nos nove primeiros meses do ano, os principais índices perdem mais de 25%.
Você precisa fazer login para comentar.