Vale segue corte das Siderúrgicas pelo excesso de oferta

Preço Minério de Ferro até Set.2012
Região em destaque data a crise dos EUA

 

Vale SA (VALE5) plano para reduzir a produção de pelotas de minério de ferro em 18 por cento é a mais recente evidência a indústria do aço está diminuindo no Brasil, em meio enfraquecimento da demanda e um excesso de oferta global.

Vale, maior produtora mundial da principal matéria-prima usada para fazer o metal, segue as siderúrgicas da ThyssenKrupp AG para Belo Horizonte, Brasil, com base em Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais SA em cortar a produção e investimento. As exportações de aço do país caíram 29 por cento em agosto ante o ano anterior.

A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, os planos suspensos para expandir duas plantas do Brasil no ano passado, enquanto Essen, Alemanha baseado ThyssenKrupp está buscando vender seus 5,2 bilhões de euros ($ 6,8 bilhões) siderúrgica no Rio de Janeiro. Um acordo preliminar entre a Ternium SA e bilionário Eike Batista logística da unidade LLX Logística SA para construir uma usina expirou 30 de setembro sem acordo.

“Eu não acho que o futuro é tão brilhante no curto prazo”, HSBC Holdings Plc analista Jonathan Brandt disse em uma entrevista em Nova York. “A atual taxa de utilização da indústria siderúrgica brasileira é muito baixo.”

A redução na produção de aço reflete um afrouxamento na fabricação da China para os EUA, assim como no Brasil. Produção industrial chinesa cresceu no menor ritmo anual em três anos em agosto, enquanto o declínio mensal dos EUA foi o maior desde março de 2009. No Brasil, as vendas de automóveis caíram 31 por cento em setembro, ante agosto.

Ações em Queda

Vale caiu 7,5 por cento em São Paulo de negociação deste ano, o pior desempenho dos três maiores produtores de minério de ferro. Melbourne baseada BHP Billiton Ltd (BHP) , empresa mundial de mineração, caiu 3,2 por cento, enquanto em Londres Grupo Rio Tinto caiu 4,4 por cento.

Usiminas, como a segunda maior produtora de aço do Brasil é conhecido, e São Paulo com base Cia. Siderúrgica Nacional SA também estão caindo como o declínio da produção brasileira de automóveis. CSN caiu 35 por cento nos últimos seis meses, enquanto a Usiminas perdeu 16 por cento. Gerdau SA, que se concentra em aço para projetos de construção, subiu 8,1 por cento no mesmo período.

Vale caiu 0,1 por cento, para 34,98 reais no final em São Paulo hoje, enquanto a CSN caiu 1,5 por cento e Usiminas caiu 1,6 por cento. Porto Alegre-base Gerdau não foi alterada a partir de ontem.

Usiminas planeja reduzir investimentos em aço no próximo ano, aumentando as despesas de capital para a mineração, o diretor financeiro disse a analista Ronald Seckelmann em 31 de julho. A empresa, que em abril afirmou que foi com o objetivo de investir 2,5 bilhões de reais este ano, cortou o plano de 2 bilhões de reais.

ThyssenKrupp maio disse que pode procurar um parceiro ou vender sua unidade de Rio conhecida como CSA, onde a Vale tem uma participação de 26,9 por cento e um contrato de fornecimento de minério de ferro, como no Brasil os custos de produção estão subindo “desproporcional”.

Porto Batista

Ternium SA provavelmente irá atrasar a decisão de ir em frente com o projeto de construção de uma fábrica em Açu Batista porta, Diretor Financeiro Pablo Brizzio disse a analistas durante uma conferência em 01 de agosto.

Escritório de imprensa da LLX no Rio de Janeiro se recusou a comentar sobre o status do projeto. Ternium imprensa oficial Romina Savini em Buenos Aires não quis comentar, quando contactado pela Bloomberg News.

ArcelorMittal anunciou em novembro que vai suspender o plano de expansão da sua usina de Monlevade no Brasil em meio a uma desaceleração global e menor do que o previsto a demanda de aço no país latino-americano. Ele também colocou em realizar um projeto de expansão de US $ 300 milhões em sua fábrica de Santa Catarina no sul do Brasil.

Saída interrompido

Ontem a Vale disse que a produção de pelotas de minério de ferro vai ser interrompida a sua unidade de São Luís no norte do Brasil 08 de outubro e no Tubarão I e II em Tubarão plantas do país sudeste 13 de novembro, sem dizer quanto tempo as unidades vão permanecer inativo. O processamento de redução de minério de ferro em pelotas meios de saída do sinter, uma forma mais crua do material, se expandirá, Vale disse. Sua assessoria de imprensa no Rio de Janeiro se recusou a fazer mais comentários.

“A decisão da empresa de fechar algumas de suas instalações de pelotização é uma indicação clara da deterioração do mercado de alta qualidade do minério de ferro produtos”, analistas do Barclays Plc liderados por Leonardo Correa, disse em uma nota para clientes ontem. Enfraquecimento da demanda para as pelotas reflete uma “unidade de siderúrgicas para maximizar a economia de custos”, disseram eles.

Vale CEO Murilo Ferreira vendeu carvão, manganês e ativos de logística este ano e está a rever todos os projetos da empresa para cortar custos, diminui a demanda em meio à perspectiva de crescimento mais lento na China , o maior comprador de minério de ferro. Ferreira disse que 16 de agosto que vai adiar uma 3000000000 dólar projeto de potássio no Canadá e pode atrasar outros investimentos para se concentrar na expansão maior mina da empresa.

Decisão direito

A decisão de vender as unidades com baixo retorno é dissipar preocupações de que desaceleração da demanda de siderúrgicas e preços declinantes do minério de ferro vai Paré lucros.

“A Vale está fazendo o que tem que fazer”, Leonardo Brito, analista de ações do fundo de hedge Teórica Investimentos, disse em entrevista por telefone do Rio de Janeiro.

O minério de ferro, que responde por cerca de 90 por cento das receitas da Vale antes de itens, se recusou a menor desde outubro de 2009, no mês passado em meio a desaceleração compras chinesas. Minério de ferro para entrega imediata ao porto chinês de Tianjin, um ponto de referência para a Ásia, ficou inalterado em 104,20 dólares a tonelada, hoje, de acordo com um índice de preços compilados pelo Índice Steel Ltd.

Morgan Stanley reduziu suas previsões de preços de minério de ferro para 2013 e 2014 sobre a produção mais lenta de aço na China, o maior fabricante e consumidor do metal, Chief Economist Metais Peter Richardson, disse em um relatório trimestral .

Em outro lugar

BHP Billiton Ltd., empresa mundial de mineração, em agosto atrasado cerca de 68.000 milhões dólares de projectos, incluindo uma expansão do porto de minério de ferro, em meio a um crescimento global lento. Fortescue Metals Group Ltd. (FMG) , Austrália ‘s terceira maior ferro produtor de minério, em 4 de setembro reduziu sua previsão de gastos para o ano inteiro em 26 por cento para US $ 4,6 bilhões.

Mundial siderúrgicas estão tentando cortar custos e uma maneira de fazer isso é substituir pelotas de minério de ferro de qualidade inferior, o que é menos caro, Brandt HSBC disse.

“A Vale vai vender mais de um produto que tem um preço mais baixo para que as receitas vão sofrer”, disse ele na entrevista. “Os produtores de aço globais estão usando notas de menor qualidade para economizar alguns dólares.”

Por Juan Pablo Spinetto – Bloomberg – 5 de outubro de 2012 (Matéria Original – com tradução eletrônica e adaptada do conteúdo original)

Ductor Marcus

+20 anos no Mercado Financeiro possui MBA em Finanças com Ênfase em Mercado de Capitais, é Advogado Tributarista, Teólogo e Professor. Pode ser encontrado diariamente no Twitter publicando comentários relevantes sobre o Mercado Financeiro e das Criptomoedas. ---- AVISO --- Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. --- Legislação --- Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"