Índice VIX (o índice do medo) atinge o menor nível em mais de cinco anos.

VIX-18-JAN-2013
ÍNDICE VIX – GRÁFICO SEMANAL

O VIX (“ÍNDICE DO MEDO”) já acumula uma queda de 45% nas últimas três semanas, após ter atingido no fim do ano passado o pico de 22,72 pontos, por conta dos receios do chamado “abismo fiscal”. O patamar atual o é o mais baixo desde 22 de maio de 2007.

Para muitos investidores de renda variável o termo VIX muitas vezes surge como novidade no entanto, este é um dos indicadores mais importantes pois ele é o termômetro da aversão ao risco.

O VIX também é carinhosamente chamado de “ÍNDICE DO MEDO”  e a análise dele funciona de forma inversa a de uma ação, ou seja, quando o VIX sobe esse movimento sugere que as ações da bolsa tendem a cair e vice e versa.
Tecnicamente o VIX é o ticker do Chicago Board Options Exchange Volatility Index medindo o custo do uso de opções como hedge para um declínio no S&P 5000 representando assim a medida oficial da volatilidade implícita das opções realizadas sobre esse índice.

Por este motivo, quando o valor do VIX se eleva a consequência disso é de um mercado mais volátil e essa volatilidade tende para um mercado vendedor. Observe no gráfico ao lado os momentos em que o VIX estava em forte alta e que tipo de tendência a bolsa estava operando nesse período (forte queda).

Essa notícia sobre o VIX é de suma importância já que este tipo de informação não é encontrada em qualquer livro e site. Este tipo de análise é muito pouco apreciada pela grande maioria  dos ditos “veteranos de mercado” e a maior prova disso dá-se pela raridade de análises envolvendo este indicador até mesmo nos piores momentos da bolsa “eles” esquecem de olhar pro VIX.

 

 

 

– Ductor Marcus –

Inscreva-se nas minhas redes sociais.
Instagram CoachInvestimentos: https://instagram.com/coachinvestimentos
YouTube: https://www.youtube.com/user/DuctorMarcus
Canal Twitter: https://twitter.com/DuctorMarcus
FaceBook: https://www.facebook.com/momento.economico

Ductor Marcus

Advogado Tributarista, Teólogo e Trader com mais de 20 anos de experiência no Mercado Financeiro. Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"

Contribua com o aperfeiçoamento deste site, deixe um comentário (SEU COMENTÁRIO PODE SER ANÔNIMO)