Diminuindo o número de Erros e Stops em Trades

Muita gente se apega a setups operacionais mas deixam de lado o bom senso operacional e com isso toma stop em operações aonde algo de errado era visível mas foi ignorado ou inobservado.
Um dos erros mais comuns que vejo por ai são os compradores de topos que não olham como está o book, se você resolver comprar uma LAME4 e dar de cara com um book totalizando 300k de venda você acredita na alta do ativo???
Seria o mesmo que estar andando de carro na rua ver um tanque no meio do caminho e resolver atropelar porque você “tem o poder”.

Sempre comento que a melhor coisa para se fazer trade é operar na tendência e ter força no OBV todo o resto é consequência desde que o padão de candles não esteja formando alguma figura de topo ou reversão.

Muita gente é fã de IFR mas garanto que nem 70% dos traders sabem realmente como tirar proveito dessa ferramenta, muitas vezes me assusto com papo de gente famosa que descobriu uma forma nova de operar IFR em evento estrangeiro ai quando contam a tal metodologia percebo que é algo que faço há muito tempo numa metodologia criada por mim mesmo. Tem horas que eu penso até se não sou um Einstein da análise gráfica porque quando vejo turma da antiga descobrindo coisas com outras pessoas meio que lógicas começo a compreender porque tanta gente é desesperada em aprender com livros e fazer deles guia de pregão.

Observem o gráfico em dois detalhes
1. OBV virado pra baixo
2. IFR virado pra cima
Quem tem razão ai?  nunca será o IFR!!!

O OBV representa a força de uma tendência seja ela de alta ou baixa do preço mediante o saldo acumulado do volume.
Se volume é positivo o indicador vai subir e quando o volume é negativo ele vai cair.
O OBV é a melhor representação de que estão acumulando ou até que acumularam além dos volumes anteriores. Ele é um dos meios de você poder identificar se um TUBA está fazendo acumulação sem que os preços subam.

Todo movimento de queda com forte inclinação do OBV  te garante uma posição de venda bem confortável o mesmo acontece na forma comprada.
Note que no gráfico o OBV está caindo sem força, numa forma bem clara de se falar eu diria que está numa situação em que ninguém quer ficar comprado. Já o IFR sobe porque alguém fez movimentos de compra que elevaram este indicador porém o dito movimento não foi dotado do volume necessário para dar a garantia de uma alta.
Vejo muita gente se perdendo nos Estocásticos, IFR já ví até gente reclamar do IFR Cutler pois ele vive virando pra baixo quando parece ter feito fundo.  Não demora muito e você descobre que o sujeito é o Rei dos Stops.

No mesmo gráfico notem o movimento a partir do meio de AGOSTO de 2013 vejam o IFR e OBV andando juntos, observem o que aconteceu com os preços, coisa linda né!!!  Note que entre SETEMBRO e OUTUBRO o IFR caiu mas o OBV continuou em FORTE ALTA, vejam os preços eles caíram com o IFR??? Compreenderam a importância do OBV na sua vida de trader…
Hoje vemos um OBV despencando, ficou brocha e o IFR dando sinal de vida numa região de possível fundo mas ai levanto a questão será que dá para confiar???
Eu só entro comprado em ativos com OBV forte dentro dos meus padrões de trade eu opero tendência veja meu percentual de êxito operacional e compare por ai.

ccro3.

Veja agora o BBAS3 no gráfico diário que subiu mais de 7% e o OBV ficou fraquinho isso justifica até esse forte GAP de queda que tivemos hoje.
Quando um ativo sobe sem força de volume OBV quando vai corrigir ele cai com força.
Cheguei a comentar no GuiaInvest que poderia cair em GAP semana passada quando vi o segundo candle de alta sem força proporcional no OBV.

BBAS diário

Espero que tenham compreendido o poder do OBV e que a partir de hoje parem de tomar stop bobo por operar em algo sem tendência ou já sem força.

Ajudem a divulgar o site clique no CURTIR quem sabe você ajuda outra pessoa a mudar de vida na Bolsa.

Abraço e Sucesso!!!
– Ductor Marcus –

 

 

– Ductor Marcus –

Inscreva-se nas minhas redes sociais.
Instagram CoachInvestimentos: https://instagram.com/coachinvestimentos
YouTube: https://www.youtube.com/user/DuctorMarcus
Canal Twitter: https://twitter.com/DuctorMarcus
FaceBook: https://www.facebook.com/momento.economico

Ductor Marcus

Advogado Tributarista, Teólogo e Trader com mais de 20 anos de experiência no Mercado Financeiro. Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"

9 thoughts to “Diminuindo o número de Erros e Stops em Trades”

  1. Caro Ductor Marcus, primeiramente agradeço pela resposta da minha última indagação, o que certamente me ajudará bastante, e aproveito para lhe fazer uma pergunta; quanto aos custos de emolumentos e liquidação cobrados pela CBLC para day trade em futuros (dólar), qual cálculo mais simples, mesmo que aproximado, é possível fazer, e sobre qual movimentação (corretagem, valor das ordens, etc), de maneira que se possa ter uma boa noção do seus valores no final das operações?

    1. Olá Antônio, salvo engano a sua corretagem é R$1 por contrato de mini dólar. Na nota de corretagem vem tudo discriminado, vc poderia fazer uma operação com 1 contrato e ver quanto te custa em taxas esse trade, esse é o caminho mais prático para vc ter noção dos custos operacionais por contrato.
      Espero que tenha te ajudado, abraço. – Ductor Marcus –

  2. Olá Ductor Marcus! gostaria da sua opinião, opero mini dólar pela Clear, usando a plataforma tradezone, 1, 2 contratos, uso uma média exponencial de 20 periodos, apenas para melhor visualização dos preços, volume financeiro, linha VWAP, e o indicador aroom, tenho obtido algum sucesso, porém como opero muitas vezes, tipo scalper, os custos levam mais de 50%, pretendo passar a operar 10 e 20 contratos, vc acha que devo substituir o indicador aroom pelo OBV, qual o seu conselho?

    1. Olá Antônio, eu nunca utilizei o indicador aroom mas o OBV uso muito.
      Dólar é importante ficar de olho também no book pois o gráfico produz o que o preço já fez e o dólar é muito volátil.
      Era legal também estudar um pouco de leitura de book para o dólar em scalper.
      Teste adicionar exponencial de 13 e 34 e veja se algo se revela a você.

      Sobre o volume de contratos opere aquilo que o stop não influencie o seu emocional é muito importante operar aquilo que seu emocional suporta.

      Abraço e muito sucesso nos trades!!!
      Obrigado pela visita!
      Ductor Marcus

  3. Muito bom o texto, nunca dei atenção ao OBV, olhava antes o IFR e o Índice de acumulação e distribuição do William’s

      1. Excelente explicação!!!
        Claro e objetivo. Estou começando a operar depois de anos fora do mercado. Sempre sigo seus comentários, nunca vi falar besteira, tudo na lógica.
        Parabéns por compartilhar seus conhecimentos.

        Abraços!
        Carlos

        1. Olá Carlos muito obrigado por prestigiar e confiar!
          O objetivo aqui é exatamente oferecer conhecimentos para que Especuladores ou Investidores consigam melhores rendimentos.
          Fujo muito das regras de livros pois deixo isso para o Gado.
          Muito obrigado pela visita e participação.
          Abraço e Sucesso!!!
          – Ductor Marcus –

Contribua com o aperfeiçoamento deste site, deixe um comentário (SEU COMENTÁRIO PODE SER ANÔNIMO)