Game Over para os Pessimistas
O ano de 2021 terá uma marca histórica no mercado financeiro, global. Foi neste ano, que o primeiro ETF da Bitcoin foi autorizado e negociado na bolsa de valores dos EUA. Um marco que vai revolucionar o mercado de renda variável e principalmente no que tange a diversificação de carteiras. O Bitcoin muito conhecido como o “Ouro Digital” chegou para ficar e quem não se atualizar vai comer poeira.
“Os futuros de Bitcoin serão sempre supervisionados pela equipe da SEC”.
Presidente da SEC, Gary Gensler
O primeiro ETF de Bitcoin lançado nos EUA (ETF de estratégia de Bitcoin da ProShares), teve o início das suas operações em 19/10/2021 de forma bastante popular. O ETF negociou mais de US$ 280 milhões em 20 minutos e ao final do dia o volume financeiro se aproximou de US$1 bilhão em negociações.
O que sempre travou a entrada de novos investidores institucionais no mercado do Bitcoin foi a falta de confiança pela inexistência de uma estrutura regulatória para este tipo de mercado. Esse medo foi superado após a SEC e o FED terem dado o aval para que a ProShares e outros ETFs de criptoativos venham a surjam no mercado Norte Americano, o que é referência no mundo.
Outro ETF já deve iniciar suas negociações no dia 25/10/2021, o Bitcoin Strategy ETF da VanEck’s, com sede em Nova York, recebeu autorização para entrar em operação na Bolsa de Valores de Nova York após o dia 23 de outubro. Abaixo segue alguns dados referentes a autorização do Bitcoin Strategy ETF
“Os contratos de futuros são contratos financeiros cujo valor depende ou é derivado do ativo de referência subjacente”, diz o documento.
“No caso do Bitcoin Futures, o ativo de referência subjacente é o Bitcoin.”
Ele acrescentou: “O Bitcoin e o Bitcoin Futures têm sido historicamente mais voláteis do que as classes de ativos tradicionais. Você deve estar preparado para perder todo o seu investimento.”
Embora o Bitcoin Strategy ETF não se trade de um ETF Bitcoin “verdadeiro”, os investidores estarão adquirindo um ETF de futuros que dará exposição à criptomoeda, sem os risco de custódia dos criptoativos. O uso de um ETF proporciona um menor risco para o investidor tradicional, uma vez que fará as operações pela sua corretora sem a necessidade de ter conta em exchange de criptos ou instalação ou aquisição de wallets frias ou quentes.
Você precisa fazer login para comentar.