Crescimento das ETFs podem gerar escassez do Bitcoin no mercado

Game Over para os Pessimistas

O ano de 2021 terá uma marca histórica no mercado financeiro, global. Foi neste ano, que o primeiro ETF da Bitcoin foi autorizado e negociado na bolsa de valores dos EUA. Um marco que vai revolucionar o mercado de renda variável e principalmente no que tange a diversificação de carteiras. O Bitcoin muito conhecido como o “Ouro Digital” chegou para ficar e quem não se atualizar vai comer poeira.

Os futuros de Bitcoin serão sempre supervisionados pela equipe da SEC”.
Presidente da SEC, Gary Gensler

O primeiro ETF de Bitcoin lançado nos EUA (ETF de estratégia de Bitcoin da ProShares), teve o início das suas operações em 19/10/2021 de forma bastante popular. O ETF negociou mais de US$ 280 milhões em 20 minutos e ao final do dia o volume financeiro se aproximou de US$1 bilhão em negociações.

O que sempre travou a entrada de novos investidores institucionais no mercado do Bitcoin foi a falta de confiança pela inexistência de uma estrutura regulatória para este tipo de mercado. Esse medo foi superado após a SEC e o FED terem dado o aval para que a ProShares e outros ETFs de criptoativos venham a surjam no mercado Norte Americano, o que é referência no mundo.

Outro ETF já deve iniciar suas negociações no dia 25/10/2021, o Bitcoin Strategy ETF da VanEck’s, com sede em Nova York, recebeu autorização para entrar em operação na Bolsa de Valores de Nova York após o dia 23 de outubro. Abaixo segue alguns dados referentes a autorização do Bitcoin Strategy ETF

“Os contratos de futuros são contratos financeiros cujo valor depende ou é derivado do ativo de referência subjacente”, diz o documento.
“No caso do Bitcoin Futures, o ativo de referência subjacente é o Bitcoin.”
Ele acrescentou: “O Bitcoin e o Bitcoin Futures têm sido historicamente mais voláteis do que as classes de ativos tradicionais. Você deve estar preparado para perder todo o seu investimento.”

 

Embora o Bitcoin Strategy ETF não se trade de um ETF Bitcoin “verdadeiro”, os investidores estarão adquirindo um ETF de futuros que dará exposição à criptomoeda, sem os risco de custódia dos criptoativos. O uso de um ETF proporciona um menor risco para o investidor tradicional, uma vez que fará as operações pela sua corretora sem a necessidade de ter conta em exchange de criptos ou instalação ou aquisição de wallets frias ou quentes.







Outros ETFs de Bitcoin estão aguardando autorização

O mercado já espera que a SEC aprove mais quatro ETFs futuros de Bitcoin nas próximas semanas: o ETF Invesco Bitcoin Strategy, Valkyrie Bitcoin Strategy, Galaxy Bitcoin Strategy e o ETF AdvisorShares Managed Bitcoin (solicitação na SEC).

 

Banco Central da Espanha autoriza Criptomoedas

Publicação do Banco Central Espanhol (BDE), apresenta os termos regulatórios para que bancos tradicionais possam oferecer a compra e venda de Bitcoin e criptomoedas para os seus clientes. Vale lembrar que o banco espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) desde 21 de junho de 2021 na sua unidade da Suíça já permitia a negociação e a gestão de bitcoin para todos os clientes do private banking.

O BDE também esclarece que o registro para negociação dos criptoativos será feito nos termos da Lei 10/2010 de 28 de abril, relativa à prevenção de lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo – nome original “de prevención del blanqueo de capitales y de la financiación del terrorismo”.

Um trecho das instruções do BDE informa que:
A obrigação de registro neste formulário aplica-se a todas as pessoas físicas ou jurídicas que prestem serviços de câmbio entre moeda virtual e fiduciária e custódia, independentemente de também estarem registradas em outros registros administrativos no Banco da Espanha ou em outras autoridades competentes”.

 

VÍDEO – ETFs Podem Gerar Escassez do BITCOIN

 

Gráfico da Glassnode .

O balanço de bitcoin disponível para compra nas principais exchanges de criptomoedas do mundo atingiu o menor nível desde agosto de 2018. Segundo o relatório, existem cerca de 2.400.500 Bitcoins #BTC disponíveis para compra neste momento.

 

Não esqueça de se inscrever no canal do YouTube
https://www.youtube.com/channel/UCdo5W5KHpRhr8I0PwPeTg5A 

Ductor Marcus

+20 anos no Mercado Financeiro possui MBA em Finanças com Ênfase em Mercado de Capitais, é Advogado Tributarista, Teólogo e Professor. Pode ser encontrado diariamente no Twitter publicando comentários relevantes sobre o Mercado Financeiro e das Criptomoedas. ---- AVISO --- Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. --- Legislação --- Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"

Deixe um comentário.