Grafismo do IBOVESPA e análise da nota (BBB-) para economia brasileirada dada pela Standard & Poor’s

Acredito que o mercado já precificava qualquer nota negativa por parte da Standard & Poor’s porém me parece que no final das contas o relatório ficou melhor do que o esperado.
No último mês foi cogitado o corte de Rating da Economia Brasileira e Perda do Grau de Investimento, porém o Grau de Investimento não foi cortado pela agência de rating.

IBOVESPA-2014-03-24

Analisando Graficamente o IBOVESPA não podemos falar em repique por conta do rompimento da Linha de Tendência Baixista, sim o IBOV rompeu essa resistência que mantinha o índice em forte baixa desde novembro de 2013.

Veja na imagem ao lado o rompimento dessa linha de tendência e não posso ser pessimista já que além desse rompimento já temos o índice acima da média exponencial de 50 no diário.
Mesmo que venha correção tenho que pensar por um lado mais otimista e  aproveitar realizações para entrar em operações.

 

 

Por outro lado temos nos EUA o MSCI INDEX que seria uma representação do nosso IBOVESPA que é operado na bolsa Americana, já fiz uma matéria sobre isso NESTE LINK.
Notem que na imagem do MCSI INDEX tivemos uma perda da LTA ocorrida em 10/março/2014 e agora voltamos a operar acima dessa linha de tendência . O index também está acima da média exponencia de 50 além de estar com um OBV muito bonito.
Eu não posso olhar pra isso e falar que a nossa bolsa vai ruir, seria controverso ao que o grafismo está me mostrando.
ews-MSCI-2014-03-24
Por conta da nota da Standard & Poor’s acredito sim que a bolsa venha a corrigir por conta do medo das sardinhas e espero que o movimento seja harmônico o suficiente para a criação de um OCOI (ombro cabeça ombro invertido) no diário do IBOVESPA. Tudo está direcionando para essa formação e para que ela aconteça é preciso que a bolsa corrija, então corrigir vai ser bom.

Não acredito ainda em grandes traumas, lógico que qualquer notícia internacional pode afetar a nossa bolsa mas analisando por grafismo eu não posso ser pessimista, não agora!   – Ductor Marcus –

Ductor Marcus

+20 anos no Mercado Financeiro possui MBA em Finanças com Ênfase em Mercado de Capitais, é Advogado Tributarista, Teólogo e Professor. Pode ser encontrado diariamente no Twitter publicando comentários relevantes sobre o Mercado Financeiro e das Criptomoedas. ---- AVISO --- Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. --- Legislação --- Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"