Corte de Juros e como isso pode influenciar a Bolsa de Valores

Na noite de hoje (19) o Copom decidiu reduzir a taxa Selic em 0,25% passando a ser de 14% ao ano. Vale destacar que esse corte é o primeiro em mais de quatro anos.

Ductor Marcus
Análise por Ductor Marcus (Advogado Tributarista e Especulador do Mercado Financeiro)

Fatores que acredito terem favorecido na decisão de corte na taxa de juros:
– Estabilização da inflação mais favorável no curto prazo;
– Probabilidade de que o ajuste fiscal poderá ser aprovado;
– Redução do preço dos combustíveis pela Petrobrás, de certa forma, favoreceu o ambiente econômico de médio prazo e acredito que serviu de “estopim” para essa redução de juros que foi anunciada hoje.
Para o final de 2017 projeções de analistas apontam para uma taxa de juros de 11%.
Com relação aos reflexo do corte de juros na bolsa de valores, ganham destaque positivo as empresas que possuem dívidas atreladas ao CDI, principalmente as muito alavancadas.
Empresas muito endividadas reduzem substancialmente os seus gastos no pagamento de dívidas. Por outro lado, empresas que possuem muito caixa remuneradas pelo CDI podem ter seus lucros impactados de forma negativa.
Empresas de consumo, imobiliárias (de médio e alto padrão), especialmente as de operações de longo prazo são beneficiadas pela queda dos juros.
Outro dado importante a ser destacado é que ações da BM&FBovespa (BVMF3) são impactadas de forma positiva nesse cenário de corte de juros, já que num ambiente de juros menores mais gente vai acabar migrando para a bolsa de valores em busca de maiores retornos.

 

 

– Ductor Marcus –

Inscreva-se nas minhas redes sociais.
Instagram CoachInvestimentos: https://instagram.com/coachinvestimentos
YouTube: https://www.youtube.com/user/DuctorMarcus
Canal Twitter: https://twitter.com/DuctorMarcus
FaceBook: https://www.facebook.com/momento.economico

Ductor Marcus

Advogado Tributarista, Teólogo e Trader com mais de 20 anos de experiência no Mercado Financeiro. Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"

Contribua com o aperfeiçoamento deste site, deixe um comentário (SEU COMENTÁRIO PODE SER ANÔNIMO)