Minério de Ferro um Relatório Fatal

Agência especializada mantém previsão de preço do minério de ferro em U$70 por tonelada para 2017 e U$50 por tonelada para 2018.

A reorientação de crescimento econômico na China está foçada em menos uso da indústria pesada e consequentemente isso atenuará a demanda Chinesa por minério de ferro.

Como tenho alertado, Pequim está em guerra contra a poluição atmosférica e impôs corte de produção da siderurgia em até 50%. Essa postura de redução da produção dos fabricantes de aço já impactou, em outubro, uma redução de 23% das importações de minério de ferro de alta qualidade. Tal postura afeta Brasil, Austrália e África do Sul.

Especula-se que os preços do minério de ferro permanecerão em tendência de queda até pelo menos 2021. Acredita-se também que haverá num excesso global de fornecimento de minério de ferro.

Cerca de 70% da produção chinesa de minério de ferro não é economicamente viável com o minério abaixo dos U$96 por tonelada.

Vale lembrar que a China consome mais de dois terços do mercado marítimo de minério de ferro no mundo.

Neste momento, o contrato futuro de minério de ferro na China está em queda de -3,5%.

Ductor Marcus

+20 anos no Mercado Financeiro possui MBA em Finanças com Ênfase em Mercado de Capitais, é Advogado Tributarista, Teólogo e Professor. Pode ser encontrado diariamente no Twitter publicando comentários relevantes sobre o Mercado Financeiro e das Criptomoedas. ---- AVISO --- Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. --- Legislação --- Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"