Guia de Bom Senso do Mercado Maio-2018

A imagem abaixo visa destacar a rentabilidade de 2018 até o dia 28/05/2018. 

A grande questão é que você reflita sobre o que está caro ou barato em 2018 com base numa visão setorial.
Observe os dados abaixo:
INDEX DE CONSUMO com queda anual de -15,45%
IBOVESPA com queda anual de -1,37%
VALE3 com alta anual de +28,70%.
PETR4 com alta anual de +5,21%
INDEX IMOBILIÁRIO com queda anual de -16,60%
INDEX FINANCEIRO com queda anual de -2,66%


Se a sua posição está muito fora desse padrão setorial você pode estar mal comprado, o problema é que a mídia pilha o investidor a achar que depois de subir 20% num ano tudo vai continuar subindo, subindo e subindo… mas existem as correções e acho que agora todo mundo está compreendendo a sensação do que é pegar uma correção delirante.

Se tivermos que ajustar o anual de PETR4 para o IBOVESPA ela pode cair mais 5% para se adequar ao Ibovespa, e mesmo assim você acha que a petrobras está com fundamentos melhores do que os bancos que tem o maior peso no IBOV? E a VALE3 também deve ser avaliada sobre a mesma perspectiva.

Não posso dar todas as respostas, mas é preciso que você pense reflita sobre isso.

 

 

 

Ductor Marcus

+20 anos no Mercado Financeiro possui MBA em Finanças com Ênfase em Mercado de Capitais, é Advogado Tributarista, Teólogo e Professor. Pode ser encontrado diariamente no Twitter publicando comentários relevantes sobre o Mercado Financeiro e das Criptomoedas. ---- AVISO --- Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. --- Legislação --- Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"