Consolidação nos principais ativos do IBOV por conta da reunião no Fórum Econômico Mundial em Davos, graficamente podemos ter oportunidades em muitos ativos do setor financeiro.
O Fórum Econômico Mundial acontecerá entre os dias 21 e 24 deste mês. Paulo Guedes estará presente e quer focar o ano de 2020 na tarefa de atrair capital externo que não seja especulativo objetivando recursos para financiar os projetos brasileiros, principalmente os de infraestrutura.
Na programação Fórum o Ministro Guedes falará na terça-feira num painel sobre o futuro da indústria às 5h30 (horário de Brasília), e depois em um painel sobre as perspectivas para a América Latina às 10h30 (de Brasília).
FMI – Fundo Monetário Internacional
O FMI divulgou as novas projeções para o desempenho da economia brasileira em 2019 e em 2020. A estimativa passou de 2% em outubro para 2,2%. Por outro lado, fez uma revisão das projeções de crescimento da economia global para 2020 reduzindo em 0,1%. Desta forma, o FMI projeta uma expansão da economia global de 3,3% para 2020.
IGP-M
Nesta terça-feira também teremos às 8hs a segunda prévia dos dados do IGPM ( índice geral de preços) referentes a janeiro de 2020.
SALDO COMERCIAL
O saldo comercial registrou déficit de U$816 milhões na terceira semana de janeiro de 2020. No acumulado do ano de 2020 o superávit comercial é de U$934 milhões.
DESTAQUE DE ATIVOS PARA ESTA SEMANA
Deixo o registro de destaque para os ativos do setor financeiro, a maioria deste ativos estão em região de suporte. Cito como exemplos: ITUB3 / ITUB4 / ITSA3 / ITSA4 / BBDC4 / BBDC3 / BBAS3 fora deste segmento financeiro, faço também um destaque para PETROBRAS PN – PETR4.
Observem os dois gráficos abaixo para compreenderem a zona de suporte (estudo gráfico) que estou comentando.
O IGP-M perdeu força e subiu apenas 0,57% na segunda prévia de janeiro 2020, anteriormente ele tinha avançado 2,06% em igual período em dezembro.