Setor Financeiro liderando as maiores quedas nos Aluguéis de Ações

Último registro do volume de alugueis ( 08/01/2014) destacam um relevante recuo.
Ontem publiquei um estudo de que ativos do índice financeiro estariam se aproximando em regiões de forte suporte e que deveríamos estar atentos a repiques relevantes.

Abaixo segue o gráfico de aluguéis desses ativos em destaque:

.

 

 

Sabia o que é Venda Descoberta (responsável pela alta dos aluguéis), segundo wikipedia:

“Venda a descoberto (em inglês, short selling) é uma prática financeira que consiste na venda de um ativo financeiro ou derivativo que não se possui, esperando que seu preço caia para então comprá-lo de volta e lucrar na transação com a diferença.1 Embora ainda pouco usada pela maioria das pessoas, é uma prática tradicional de se operar/especular nos mercados financeiros para se tentar ganhar dinheiro em épocas de baixa, com a desvalorização e quedas de preço das ações, ou outros ativos.2

Em troca de um maior retorno esperado, porém incerto, num menor prazo de tempo, o especulador assume o risco de vender um ativo (geralmente de valor mobiliário), sem a necessidade de possuí-lo para tal. Tal venda pode ser executada com ou sem o aluguel/empréstimo (através de uma corretora de valores) do ativo de um terceiro (o locador/emprestador), em geral um investidor conservador, que em troca recebe uma taxa pequena, mas certa, pelo aluguel/empréstimo de seu ativo.

A intenção neste caso é, por parte do especulador (locatário do ativo financeiro) recomprar posteriormente na mesma quantidade, o ativo vendido, para obtenção do lucro esperado e, por parte do locador/emprestador, utilizar os corriqueiros momentos de desvalorização nos mercados para remunerar adicionalmente sua carteira de ações.

Após o encerramento da operação, o especulador devolve ao investidor, via corretora, as ações alugadas/emprestadas. O risco dessa operação para o especulador é que o preço do ativo negociado não apenas não caia o esperado, como suba gerando prejuízo.”

E que venha sexta-feira e segunda-feira!
– Ductor Marcus –

Ductor Marcus

+20 anos no Mercado Financeiro possui MBA em Finanças com Ênfase em Mercado de Capitais, é Advogado Tributarista, Teólogo e Professor. Pode ser encontrado diariamente no Twitter publicando comentários relevantes sobre o Mercado Financeiro e das Criptomoedas. ---- AVISO --- Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. --- Legislação --- Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"