Análise da primeira Semana de Dezembro 2013

IBOV 1ª Semana 2013A minha análise para novembro foi ratificada pelo movimento de mercado, quem apostou no IBOV ou papeis fortemente atrelados ao índice provavelmente passou aperto e está com um belo prejuízo.
Muita gente cascuda apostando em alta e eu apostando no repique, mas ai teve gente que me questionou “repique… porque?” bastava colocar no mensal para ver que aquela alta toda do IBOV tinha prazo de validade e a correção seria bem intensa dado o range da esticada.

O consenso de mercado em novembro era de compra e eu como analista excêntrico dei venda antes mesmo do topo aparecer.

No início de novembro de 2013 informei que seria um mês inteiro de correção e que posição de compra só em ativos relacionados ao consumo e setor de Energia porém ativos não muito influenciados ao Bovespa.
A primeira semana de dezembro se mostrou uma incógnita por conta do IBOV que fortemente influenciado pela PETR e precisávamos ter uma noção se aquele reajuste dos combustíveis foi bom ou ruim na visão do mercado. A resposta todo mundo já sabe nem precisa comentar rss.

Um dos ativos mais enigmáticos hoje é a VALE5, chegou a armar pivot de queda, depois virou pra cima e começou a desenhar um OCOI no diário, entrou na minha lista de movimento imprevisível. Você pode até operar com base no intraday longo para se defender de uma micada mas com tanto ativo em melhor condição, sem GAPs no diário, porque a compra ou venda teria que ser na VALE5???

O movimento de desabamento da PETR4 com forte apoio da Credit Suisse em matéria publicada no portal infomoney vale um destaque. É interessante lembrar que naquele dia a própria Credit Suisse parece ter feito lançamento e trava com as opções da PETR e o interessante é que o movimento não foi isolado outros gringos fizeram um movimento bem similar. Diante disso é certo acreditar que movimento para valer na bolsa só depois do vencimento das opções no dia 16.

Particularmente tudo continua caminhando para uma alta iniciada pelo setor de consumo, alguns do setor de energia e agora já posso acreditar na consolidação por parte do setor financeiro para retomada de alta. BBDC4 é quem vai desenrolar esse movimento já que atualmente é quem segurou boa parte do movimento do IFNC. Então se você tem peito a BBDC4 pode ter uma alta forte no setor financeiro.

Ativos em destaque  na ponta compradora:
DASA3, HYPE3, BTOW3, OIBR4, BBAS3, CMIG4, ELPL4, LLIS3, ITSA4, ITUB4, TIMP3 (prestes a corrigir)

Destaque no quesito ”VENDIDONA”  ALLL3 quem está comprado pense bem no que está fazendo, outro pivot de queda no semanal perdendo o que nunca deveria ter perdido. Já espero o pior tal como testar os 6,40.

Destaques com ressalvas, segmento de Siderurgia está muito forte na compra porém em GGBR4, USIM5, CSNA3 temos GAPs abertos e isso para mim é limitador de confiança pois o mercado pode por qualquer motivo derrubar seus preços somente para fechar esses GAPs e dar continuidade a alta. Com outras opções ainda prefiro deixar estas em stand by ou aproveitá-las para fazer Day Trade.

Parabéns aos que aproveitaram as oportunidades que comentei em OIBR4 (mais de 10% de alta), BTOW3 ( mais de 7% de alta), BBAS3 (mais de 4% de alta). 

Boa semana e bastante sucesso nas suas operações.
– Ductor Marcus –

 

 

– Ductor Marcus –

Inscreva-se nas minhas redes sociais.
Instagram CoachInvestimentos: https://instagram.com/coachinvestimentos
YouTube: https://www.youtube.com/user/DuctorMarcus
Canal Twitter: https://twitter.com/DuctorMarcus
FaceBook: https://www.facebook.com/momento.economico

Ductor Marcus

Advogado Tributarista, Teólogo e Trader com mais de 20 anos de experiência no Mercado Financeiro. Todo o conteúdo desse site baseia-se exclusivamente na opinião dos escritores não fazendo qualquer tipo de recomendação de investimento. Não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos ou incidentais), custos e lucros cessantes. Este site é mantido em conformidade com a Constituição Federal de 1988 no seu Art. 5°, IX : "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;"

Contribua com o aperfeiçoamento deste site, deixe um comentário (SEU COMENTÁRIO PODE SER ANÔNIMO)